top of page

Franquias: O que são e como escolher a melhor opção para você

Não é raro encontrar pessoas que estão buscando ideias de novos negócios para investir o seu dinheiro, porém não é sempre que se acorda com uma super ideia de empresa inovadora. Ou pior, muitas vezes a ideia de começar tudo do zero, desde a escolha do nome até a estruturação do empreendimento, acaba assustando muita gente, não é mesmo?

Bom, é por isso que as franquias são uma excelente opção de investimento. Excelente mesmo, pois segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) a taxa de mortalidade de uma franquia no Brasil é de apenas 5%. E é por isso que neste texto vamos te apresentar os detalhes mais importantes sobre o franchising.



O que é uma Franquia?


Uma franquia é um modelo de negócio onde o empreendedor utiliza a marca, a tecnologia e o planejamento de uma empresa que já atua no mercado. Conquistando o direito de abrir uma loja e começar a executar as atividades de acordo com as regras e normas da empresa. O investidor precisa apenas realizar o pagamento de algumas taxas que irão conceder a ele o direito de usar a marca daquela companhia.


Ao se tornar um franqueado além de usar a marca da empresa ainda recebe treinamento, suporte e instruções de como gerenciar a sua unidade. Por isso, quando se fala de investimento em franquias, estamos falando de colocar o seu dinheiro em uma empresa que deu certo, que passou por desafios, que teve o seu produto testado e aprovado pelo público, que se consolidou e deseja ampliar o seu alcance.


Como tudo já está pronto, o franqueado só precisa se preocupar em garantir a qualidade do trabalho, a divulgação da unidade, a capacitação dos seus colaboradores e o controle de gastos. Afinal, será da sua responsabilidade administrar a sua unidade.


Benefícios de investir em uma franquia

Já falamos um pouco sobre isso no tópico acima, mas o principal benefício de investir em uma franquia está no fato de que você não precisa começar a sua empresa do zero.

Imagine começar um negócio já com toda a visibilidade, conhecimento e estrutura de uma marca conhecida no mercado, é bom demais né?

Outro benefício é ter acesso a uma rede de instrução e suporte, afinal, a franquia fornece todo o apoio que o franqueado precisa para gerir a sua unidade. Orientando o empreendedor desde o treinamento das equipes, até em questões burocráticas, como o gerenciamento das contas.


Como escolher a melhor opção de franquia para você

É um fato que existem muitas opções de franquias no mercado, nos setores de alimentos, cosméticos, vestuários, entre outros. E toda essa variedade pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher, visto que são muitas possibilidades.

Porém o primeiro ponto que você deve considerar na hora de escolher uma franquia é a sua afinidade com o ramo e principalmente com a marca, pois fica muito mais difícil vender algo que você não acredita. Então, a grande jogada é buscar aquele negócio que se encaixa perfeitamente no seu perfil!

Além disso, avalie se as taxas do franchising estão dentro do seu orçamento e se consegue arcar com o investimento.

Pesquise muito sobre a reputação da empresa, os gastos necessários e se o modelo de negócio faz sentido para você!


E aí, já estamos com tudo pronto para escolher a franquia perfeita?






bottom of page